9
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE

Contribuição da ultra-sonografia para o diagnóstico das alterações histopatológicas presentes na hepatite C crônica, com ênfase na esteatose hepática

Marcia Wang Matsuoka



RESULTADOS: Entre as alterações histopatológicas presentes, a alteração arquitetural e a esteatose hepática apresentaram diferença estatística significante entre os grupos A (com alterações ultra-sonográficas) e B (sem alterações ultra-sonográficas). Observou-se também diferença estatística significante entre: a) espessura da parede abdominal e as dimensões hepáticas com relação à presença de esteatose hepática; b) contornos hepáticos irregulares e a presença de esteatose hepática. Entre os componentes ultra-sonográficos avaliados, a atenuação foi o que apresentou melhor correlação com a esteatose hepática. A utilização das variáveis idade, sexo, atenuação, espessura da parede abdominal e dimensões hepáticas mostrou que essas variáveis apresentaram melhores resultados nos cálculos de regressão logística, com sensibilidade de 60,5% e especificidade de 83,9% em diagnosticar esteatose hepática.
CONCLUSÕES: Neste trabalho, o estudo ultra-sonográfico do fígado de pacientes portadores de hepatite C crônica apresentou correlação com as alterações arquiteturais e com a esteatose hepática encontradas na histopatologia. A utilização da ultra-sonografia para o diagnóstico da esteatose hepática apresentou relação estatística com a espessura da parede abdominal, dimensões e contornos hepáticos, e a atenuação foi o melhor componente ultra-sonográfico para o diagnóstico da esteatose hepática.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira