12
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE

Capacitação de recursos humanos para detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia

Melissa Vieira Koch e Castro



A comparação dos resultados evidenciou que os médicos avaliados apresentaram conhecimento insuficiente em relação ao diagnóstico precoce por imagem do câncer de mama, sem melhora significativa no aprendizado, assinalando que o curso de capacitação de profissionais médicos, com ênfase em aulas te ricas, não mostra aumento significativo na qualidade da interpretação mamográfica, destacando-se a persistência do erro na descrição morfológica das lesões fundamentais da mama, do erro na classificação pelo sistema BI-RADS de padronização das lesões mamárias e na falta de coerência entre a classificação BI-RADS adotada e a recomendação de conduta.

 

Educação a distância mediada pela internet: "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia – nova técnica de abordagem do câncer de mama"

 

 

Autora: Santuzza Kelmer Silveira.
Orientadores: Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Afrânio Coelho de Oliveira.
Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

Há muito tempo vem sendo considerada a educação continuada a distância, na qual a internet pode ser uma ferramenta bastante interessante. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um curso de atualização médica a distância utilizando a tecnologia da internet.

Foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem denominado Moodle, que permitiu a interação entre os participantes. Foram observados as dificuldades e os fatores de sucesso para o desenvolvimento e implementação do curso de atualização denominado "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia – nova técnica para a abordagem do câncer de mama". O curso ofereceu uma atualização na abordagem do câncer de mama e da técnica da biópsia do linfonodo sentinela. Teve a duração de 12 semanas, com nove participantes, todos médicos ginecologistas, com pelo menos oito anos de experiência profissional. O curso atingiu quatro Estados e oito municípios.

A análise dos resultados obtidos ao final do experimento canaliza o conhecimento adquirido em benefício de projetos futuros, relacionados à educação médica continuada, utilizando como ferramenta a internet. Foi discutida a necessidade de quebrar as barreiras da falta de cultura relacionada a esta forma de aprendizagem e que é fundamental a participação facilitadora do professor para integração e mobilização dos participantes.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira