15
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE

Correlação entre calcificações arteriais intramamárias e doença coronariana em mulheres

Eliana Maria Pinto Fiuza



RESULTADOS: Oitenta e cinco mulheres apresentaram doença arterial coronariana (41 com calcificação arterial intramamária e 44 sem calcificação) e 46 tiveram cineangiocoronariografia normal (11 com calcificação arterial intramamária e 35 sem calcificação), evidenciando-se forte associação entre calcificação arterial intramamária e doença arterial coronariana, com OR = 2,96 e valor de p = 0,006. Os fatores de risco estudados não constituíram variáveis de confusão. A maioria das pacientes tinha 0 a 2 fatores de risco. O fator de risco mais prevalente para doença arterial coronariana foi hipertensão arterial sistêmica, com diferença significativa entre os grupos (p < 0,01).
CONCLUSÃO: Há forte associação entre calcificação arterial intramamária e doença arte rial coronariana. O achado de calcificação arterial intramamária merece maior atenção dos radiologistas e sua ocorrência não deve ser ignorada no laudo de mamografia de rotina.

 

Maturação das vértebras cervicais e sua correlação com a idade óssea da mão e do punho como indicadores no tratamento ortodôntico

 

 

Autora: Vitoria Aparecida Muglia Moscatiello.
Orientador: Henrique M. Lederman.
Tese de Doutorado. Unifesp-EPM, 2005.

OBJETIVOS: A proposta deste estudo prospectivo, transversal, multicêntrico foi correlacionar as alterações morfológicas das vértebras cervicais C2, C3 e C4 com a idade cronológica e comparar com a idade esqueletal dos ossos da mão e punho; e verificar se existem diferenças no padrão de crescimento ósseo entre os gêneros masculino e feminino.
MÉTODOS: Esta amostra, constituída por 140 pacientes, sendo 74 do gênero feminino e 66 do masculino, apresentou idade média de 109 meses. As alterações morfológicas das vértebras cervicais foram analisadas em telerradiografias cranianas em norma lateral, pelo método de Hassel e Farman modificado por Baccetti, Franchi e McNamara, com cinco estágios que se correlacionam com o crescimento puberal. As radiografias da mão e punho foram realizadas para avaliar os eventos de ossificação por meio do método de Greulich e Pyle.
RESULTADOS: Após a aplicação do coeficiente de correlação de Spearman, os resultados demonstraram que: houve correlação dos estágios de maturação das vértebras cervicais com a idade cronológica, em que foi observado que a idade média foi de 87,67 meses no estágio I, de 110,4 meses no estágio II, de 130,5 meses no estágio III e de 143,5 meses no estágio IV. Houve correlação positiva e moderada, estatisticamente significante entre os dois métodos, com r = 0,6326 (IC = 95%) e p < 0,0001. em relação aos gêneros, houve correlação positiva média no gênero masculino e positiva forte no feminino; na correlação entre os estágios de maturação das vértebras cervicais, a idade óssea e a idade cronológica, o gênero feminino apresentou uma correlação positiva forte, altamente significante, sendo mais adiantada no seu crescimento.
CONCLUSÕES: Na correlação das alterações das vértebras cervicais com a idade cronológica verificou-se que a idade aumenta proporcionalmente em relação aos estágios de maturação das vértebras cervicais, sendo que a maioria dos pacientes da amostra encontrou-se no estágio II, considerado o melhor momento para o início da terapêutica ortodôntico/ortopédica. Na comparação da idade esqueletal, o nível de correlação entre os dois métodos demonstrou que os estágios de maturação das vértebras cervicais é um método adicional útil e confiável na determinação do estágio de crescimento facial nos pacientes em crescimento puberal. o gênero feminino apresentou estágios de crescimento mais precoce que o masculino, atingindo o início e o final do surto puberal em idade cronológica mais inferior.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira