10
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE



A ultra-sonografia transretal habitual (escala de cinza) apresentou sensibilidade de 67,7%, especificidade de 52,8%, valor preditivo positivo de 45,6% e valor preditivo negativo de 73,6%. A adição do estudo com Doppler colorido ocasionou um aumento importante da especificidade (de 52,8% para 79,2%) e do valor preditivo positivo (de 45,6% para 62%), porém não aumentou a sensibilidade do método (58%). Além disso, houve uma perda de 32,2% dos cânceres, que não foram diagnosticados por nenhum dos dois métodos, e esses pacientes, apesar de possuírem cânceres menos extensos, eram todos clinicamente significativos (Gleason 6 ou mais).

Conclui-se, portanto, que mesmo com a associação do Doppler colorido, a ultra-sonografia transretal não possui capacidade suficiente para definir, através dos seus achados, quais pacientes devem ou não realizar biópsia.

 

Processos expansivos da cavidade nasal: avaliação por tomografia computadorizada

 

Autor: Vinicius França de Mendonça
Orientadores: Antonio Carlos Pires Carvalho, Edson Mendes Boasquevisque

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004

 

Neste trabalho foram analisados, retrospectivamente, os exames de tomografia computadorizada e os prontuários médicos de 20 pacientes portadores de processos expansivos da fossa nasal, matriculados no Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCa-RJ).

O grupo foi composto de 11 homens e nove mulheres, com idade média de 48,3 anos (mediana de 48 anos).

Houve predomínio dos tumores de linhagem epitelial e o carcinoma epidermóide foi o mais freqüente. Os tipos histológicos encontrados foram: seis carcinomas epidermóides, três melanomas, dois carcinomas adenóides císticos, um adenocarcinoma polimórfico de baixo grau, um carcinoma indiferenciado, um carcinoma neuroendócrino, um linfoma não-Hodgkin, um rabdomiossarcoma alveolar, um sarcoma fusocelular grau II, um estesioneuroblastoma, um hemangioma e um rinólito. Dentre os sintomas clínicos na primeira consulta, obstrução nasal e epistaxe estiveram presentes em 70% dos casos. A fossa nasal esquerda foi o sítio de origem de 11 dos 20 tumores e em 50% dos pacientes houve comprometimento de todos os compartimentos da cavidade nasal. O andar médio foi envolvido em 90%. Houve erosão do septo nasal em 65% dos pacientes e fratura em 10%. Em 70% dos casos ocorreu extensão às estruturas vizinhas.

A grande maioria dos tumores apresentou grandes volumes ao diagnóstico, com padrão de realce variado após a administração venosa do meio de contraste. A tomografia computadorizada foi capaz de caracterizar as lesões no que diz respeito ao comprometimento da fossa nasal e definir a extensão tumoral para as estruturas vizinhas.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira