15
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE

RESUMOS DE TESES



RESULTADOS: O estudo de reprodutibilidade foi positivo e significativo para as relações de mio-inositol (mIns), colina (Cho) e glutamina + glutamato (Glx) em ambas as seqüências. Em relação à capacidade de detectar EH, os seguintes valores foram obtidos para ambas as seqüências: sensibilidade de 82,3%, especificidade de 92% e acurácia de 86,85%.
CONCLUSÃO: Os valores obtidos com ambas as seqüências foram similares àqueles previamente publicados com a utilização da seqüência STEAM na avaliação de pacientes cirróticos. Como a técnica PRESS fornece aproximadamente os mesmos resultados quantitativos, com redução do tempo de aquisição pela metade, esta seqüência deve ser o método de escolha para estudar espectros protônicos com TE curto. Os altos níveis de sensibilidade, especificidade e acurácia da concentração cerebral de Glx para diagnosticar EH sugerem que os metabólitos incluídos nesta faixa espectral possam se tornar marcadores importantes para o diagnóstico e manejo desta condição.

 

Estudo experimental da influência da filtração na dose de radiação e qualidade de imagens em raios-x de tórax pediátrico

 

 

Autor: Renato Dimenstein.
Orientador: Henrique M. Lederman.
Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Estudar a influência da filtração de fótons de raios-X e sua correlação com a dose de radiação e a qualidade das imagens radiográficas.
MÉTODOS: A verificação da influência da filtração foi aplicada aos estudos radiológicos do tórax pediátrico, por intermédio de um simulador antropomórfico equivalente a uma criança de cinco anos de idade, e com ferramentas de resolução (pares de linha por milímetro) e de contraste (escada de Al). As simulações foram realizadas em equipamento de raios-X com filtração inerente (2,5 mmAl), e com inserção de filtros adicionais de 2,0 mmAl, de 1,0 mmAl com 0,1 mmCu e de 1,0 mmAl com 0,2 mmCu. As imagens radiográficas do simulador foram adquiridas com os diferentes filtros em modo manual e automático de exposição (AEC). Durante as simulações foram realizadas medidas de dose de radiação com pastilhas termoluminescentes (TLD), inseridas na entrada e dentro do simulador.
RESULTADOS: Os resultados obtidos indicaram que a utilização da filtração adicional não alterou a resolução de imagens em termos de pares de linha/mm e possibilitou uma redução de dose de radiação de até 70% em comparação com a filtração inerente.
CONCLUSÃO: A utilização de filtração adicional de 1,0 mmAl com 0,2 mmCu apresentou a melhor relação entre dose de radiação e qualidade de imagens, atendendo-se assim o princípio de otimização de dose preconizado pelo ALARA.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira