11
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE



RESULTADOS: Após inserção de dados e comparação com a quantificação realizada pelos técnicos do NPR juntamente com os pesquisadores, foi possível notar que a quantificação informatizada resultou em tempos de armazenamentos diferentes. A coleta de dados registrados nas etiquetas pelos pesquisadores ou técnicos do NPR mostrou-se falha comparada à ficha impressa pelo banco, uma vez que não foi possível a inserção dos dados no formulário.
CONCLUSÃO: O banco de dados facilita o levantamento de dados estatísticos agilizando a realização de inventários e permite o controle efetivo dos radioisótopos desde sua entrada na instituição até seu descarte final dos rejeitos.

 

Treinamento de punção óssea para vertebroplastia: avaliação do aprendizado de grupo de especializandos em neurorradiologia por meio de modelo experimental

 

 

Autor: João de Deus da Costa Alves Junior.
Orientador: Nitamar Abdala.
Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Desenvolver modelo simulador para o treinamento de punções transpediculares para vertebroplastia percutânea e avaliar o aprendizado destas punções em um grupo de médicos especializandos em neurorradiologia pela análise de curvas de aprendizado individuais.
MÉTODOS: Tomando como base uma vértebra humana, foram desenvolvidos vértebras lombares de metacrilato e gesso, com posterior montagem de coluna lombar perfazendo total de seis colunas com cinco vértebras. Estas colunas foram adaptadas no interior de manequim plástico simulando o tronco humano, e posteriormente cobertas por manta de etil-vinil-acetato, inviabilizando a sua visão direta. Secundariamente, foi arregimentado voluntariamente um grupo de seis alunos a fim de participar do programa de treinamento com o modelo em questão. A princípio, cada aluno teve acesso a trinta punções divididas em três sessões de treinamento. Foram estabelecidos parâmetros de avaliação como tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia, faixa de dose de exposição, bem como a classificação das punções que variaram em quatro tipos de acordo com o posicionamento da agulha no interior do corpo vertebral. Os procedimentos foram realizados no setor de neuro-intervenção, com o angiógrafo Philips Integris V5000, com as medidas de proteção radiológicas cabíveis.
RESULTADOS: Foi evidenciada redução dos parâmetros de tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia e faixa de dose, em quase todos os participantes arrolados. Um dos alunos não apresentou representação gráfica de curva de aprendizado. Quanto aos tipos de punção, pode-se observar incremento qualitativo a partir da vigésima primeira punção.
CONCLUSÕES: embora o simulador tenha apresentado falhas de manufatura, não houve prejuízo no treinamento e o mesmo foi considerado eficaz no treinamento em punção transpedicular. A análise das curvas de aprendizado apontam para incremento técnico em todos os parâmetro avaliados, na maioria dos alunos, com aumento da confiabilidade a partir da terceira sessão de treinamento.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira