6
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE



RESULTADOS: Dois dias após o tratamento com tamoxifeno observaram-se: 1) diminuição do volume celular, condensação da cromatina, nucléolos menos evidentes e limites nucleares mais nítidos; 2) diminuição significante da expressão da proteína Erb-B2 e aumento significante da expressão da proteína TGF-beta 1; 3) a expressão das demais proteínas (Ki-67, VEGF e ILK) não apresentou alteração no período de tempo indicado.
CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a análise das alterações nucleares e da expressão das proteínas Erb-B2 e TGF-beta 1 podem ser úteis como parâmetros para avaliação da resposta inicial ao tamoxifeno.

 

Padronização técnica do exame de salivograma radionuclear para o Serviço de Medicina Nuclear da Universidade Federal de São Paulo

 

Autora: Luciana Albuquerque de Souza
Orientador: Henrique Manoel Lederman. Co-orientador: Antônio Barbieri

Tese de Mestrado. Unifesp-EPM, 2004.

 

OBJETIVO: Padronizar a técnica do exame de salivograma radionuclear para ser aplicada no Serviço de Medicina Nuclear da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
MÉTODOS: Doze pacientes de 14 a 42 anos de idade, de ambos os sexos, portadores de deficiência mental de grau severo a profundo, com suspeita de aspiração pulmonar, foram submetidos ao exame em dois momentos usando estanho coloidal marcado com 99mTc. No primeiro momento, a dose foi 1 mCi, no volume de 1,0 mL, e no segundo momento (24 horas após o primeiro) a dose foi de 2,5 mCi em 10,0 mL. O equipamento usado foi a gama-câmara Elscint Apex SPX4, de uma cabeça detectora. O protocolo de aquisição das imagens consistiu na obtenção de imagens dinâmicas de duas imagens por segundo no primeiro minuto, uma a cada 30 segundos por 10 minutos, cinco imagens por um minuto após 30 minutos e mais cinco por um minuto após 1 hora, o campo de visão incluiu desde a boca até o estômago. O radiotraçador foi colocado na boca dos pacientes, permitindo que se misturasse com as secreções orais. Os pacientes foram posicionados deitados com projeção oblíqua anterior direita. A interpretação dos resultados foi realizada por dois observadores independentes e um terceiro na dúvida do resultado. O teste exato de Fisher foi empregado para comparação dos dois momentos do exame.
RESULTADOS: 16,7% dos pacientes apresentaram resultado presente para aspiração pulmonar no salivograma do primeiro momento, 41,7% no salivograma do segundo momento e 8,3% para ambos momentos; 50,0% apresentaram resultado ausente para aspiração pulmonar para os dois momentos do exame. Pelo teste exato de Fisher pode-se comprovar estatisticamente que a relação entre os dois momentos do salivograma é não-significante.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que, para o exame de salivograma radionuclear no Serviço de Medicina Nuclear do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo, o fármaco utilizado é o estanho coloidal marcado com 99mTc na dose de 1 mCi, no volume de 1,0 mL (primeiro momento do exame realizado).


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira