10
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMOS DE TESES



Conclusão: Nossos resultados sugerem ativação da proteína TGFb1 após irradiação. Sugerem também que as células do parênquima (cardiomiócitos) e as do estroma podem participar do complexo processo de fibrose cardíaca funcionando como fontes da proteína TGFb1.

 

 

Verificação das doses de radiação absorvidas durante a técnica de irradiação de corpo inteiro nos transplantes de medula óssea, por meio de dosímetros termoluminescentes.

Autor: Adelmo José Giordani.
Orientadora: Regina Bitelli Medeiros. Co-orientador: Roberto Araujo Segreto.
Tese de Mestrado. Unifesp-EPM, 2002.

 

 

Objetivo: Avaliar a precisão das doses de radiação absorvidas na terapia de transplantes de medula óssea, durante a técnica de irradiação de corpo inteiro.
Métodos: Utilizaram-se 200 pastilhas de sulfato de cálcio com disprósio compactado com teflon (CaSO4 + teflon), calibradas no ar e no "plantom", selecionadas aleatoriamente e dispostas em grupos de cinco ao longo do corpo dos pacientes. As leituras dosimétricas foram efetuadas por leitora Harshaw 4000A. Nove pacientes foram irradiados no corpo inteiro em paralelos e em opostos laterais, utilizando-se unidade de cobalto-60, modelo Alcion II, com taxa de dose de 0,80 Gy/min. a 80,5 cm [campo (10 × 10) cm2]. A dosimetria dessa unidade foi realizada empregando dosímetro Victoreen 500. Para a determinação da dose média em cada ponto avaliado, utilizaram-se os fatores individuais de calibração das pastilhas no ar e no "phantom", colocando-se um "build up" de 2 mm para superficializar a dose à distância de 300 cm.
Resultados: Em 70% dos pacientes obteve-se variação de dose menor que 5% e em 30% dos pacientes essa variação foi inferior a 10%, quando comparados os valores medidos com aqueles calculados em cada ponto. Na cabeça ocorre absorção em média de 14% da dose administrada, e nos pulmões ocorre acréscimo de 2% na dose administrada. Nos pacientes com distância látero-lateral maior que 35 cm, as variações entre as doses calculadas e medidas podem chegar a 30% da dose desejada, sem o uso de filtros compensadores.
Conclusão: Os valores medidos das doses absorvidas nos diversos pontos anatômicos comparados aos valores desejados (teóricos) apresentam tolerância de ±10%, considerando-se as diferenças anatômicas existentes, quando utilizados os fatores de calibração individuais das pastilhas.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira