7
View
Open Access Peer-Reviewed|
PAINÉIS ELETRÔNICOS

Ensino Tecnologia em Radiologia

Ensino Tecnologia em Radiologia



P-055 – Comparação das características dos filmes radiográficos industriais e convencionais. Julio Cesar Bezerra Lucas; Viviane Akisue; Cristiano Santiago da Silva; Flávio Alexandre Francisco; João Carlos Pinho de Medeiros; Pedro Henrique Bernardes; Ibevan Arruda Nogueira; Alex Kors Vidsiunas; Renato da Silva Fernandes; Francisco Carlos Feitosa. Faculdade Santa Marcelina. Os filmes radiográficos utilizados na radiologia industrial apresentam diferenças nas características e composição em relação às películas utilizadas em radiologia diagnóstica. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores físicos presentes nos diferentes filmes (industriais e para diagnóstico médico) que afetam a curva característica do filme. Este trabalho foi realizado com levantamento bibliográfico atualizado para identificar as características de cada filme (industrial e médico). Os filmes utilizados na radiologia industrial e no diagnóstico médico apresentam muitas semelhanças em suas composições: apresentam uma base composta de um derivado de celulose utilizada para suporte para as outras camadas, existe a dupla emulsão composta de brometo de prata responsável pela formação da imagem e a camada protetora que protege a emulsão de arranhões, pressão e contaminação. Porém, as diferenças entre os filmes estão nos tamanhos que atendem às necessidades específicas de cada modalidade, na espessura da emulsão (0,025mm nos filmes industriais e 0,003 a 0,005mm nos filmes para diagnóstico médico), na distribuição dos cristais brometo de prata na emulsão, o que afeta diretamente no resultado da sensibilidade, velocidade de exposição, contraste e resolução dos filmes, e consequentemente, no resultado da curva característica do filme. As diversas necessidades da radiologia industrial, como radiografar peças de tamanhos diferentes e composições diversas, levaram os fabricantes a produzir uma variedade de filmes industriais que seguem uma classificação estabelecida pelo ASTME-1815-96, que adota a sensibilidade e a velocidade de exposição critérios importantes na escolha dos filmes. As normas de qualidade da imagem na industria vão determinar qual o melhor filme para determinada aplicação. A identificação das semelhanças e diferenças entre os filmes industriais e para diagnóstico médico permite compreender como alguns poucos fatores como a espessura, a distribuição e concentração dos grãos brometo de prata podem provocar grandes modificações nos resultados da imagem.

Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira