15
View
Open Access Peer-Reviewed|
RESUMO DE TESE

Avaliação da função ventricular esquerda: comparação entre sequência de ressonância magnética com múltiplas apneias e sequência sem pausa respiratória e com número elevado de excitações

Edson Minoru Nakano



Métodos: Em 32 voluntários sadios, foram comparados os volumes e massas do ventrículo esquerdo (VE), obtidos por meio de duas sequências de RM em modo cine. A primeira, tradicionalmente utilizada e considerada padrão, em apneia e com 1 NEX. A segunda, em respiração livre e com elevação do NEX para 3. Três leitores, com diferentes níveis de experiência, testaram a reprodutibilidade e a concordância inter- e intraobservador. Para a análise estatística foram utilizados o coeficiente de correlação intraclasse, o teste t-pareado, os gráficos de Bland-Altman e o teste do sinal.

Resultados: Observaram-se imagens de qualidade inferior nas sequências com 3 NEX, porém, para leitores experientes e adequadamente treinados, sem prejuízo para o cálculo de volumes e massas ventriculares. Foram possíveis ótimas correlação e concordância em relação à sequência padrão (em apneia), com coeficiente de correlação intraclasse superior a 0,913, níveis descritivos do teste t-pareado superiores a 0,05, gráficos de Bland-Altman apresentando as diferenças distribuídas aleatoriamente em torno do zero, e o teste do sinal com nível descritivo superior a 0,05.

Conclusão: A sequência com 3 NEX apresentou uma ótima reprodutibilidade e concordância em relação à sequência padrão, em apneia, tradicionalmente utilizada.


Creative Commons License
This work is licensed under an Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), effective June 9, 2022. Previously, the journal was licensed under a Creative Commons Attribution - Non-Commercial - Share Alike 4.0 International License.

Site Map



  • SPONSORED BY

Av.Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4554 - Fax: (11) 3372-4554

© All rights reserved 2025 - Radiologia Brasileira